Unlimited Sports

MENU

Regulamento

IRONMAN BRASIL 2025

REGRAS GERAIS

1. O IRONMAN Brasil 2025 será disputado no dia 01º de junho nas Categorias: Elite Masculina, Faixa Etária Masculina (18 a 24, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64, 65 a 69, 70 a 74, 75 a 79 e acima de 80), Elite Feminina, Faixa Etária Feminina (18 a 24, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64, 65 a 69, 70 a 74, 75 a 79 e acima de 80 anos) e PC – Physically Challenged.

2. Atletas da categoria Elite terão prazo para solicitação da inscrição até o dia 01º de maio de 2025 pelo e-mail contato@unlimitedsports.com.br.

3. Para classificação nas Faixas Etárias, deverá ser considerada a idade do atleta em 31 de dezembro de 2025. A exceção ocorre para participantes com idade mínima, em que o interessado deverá ter 18 anos completos até o dia da prova.

4. O atleta que tiver o status de profissional em sua Federação local, ou fizer parte do Programa IRONMAN Professional Membership (conforme verificado pelo status de elite da Federação Nacional de Triathlon do atleta), é proibido de competir na categoria Faixa Etária em provas de triathlon sancionadas, em qualquer lugar do mundo, onde há a categoria Elite/PRO, dentro do calendário de mesmo ano. Medidas como desclassificação, potencial sansão de eventos da WTC (World Triathlon Corporation) e cancelamento de eventual vaga para Campeonatos Mundiais, podem ser tomadas caso o atleta não adira às regras.

5. As inscrições serão feitas somente pelo site www.ironmanbrasil.com.br e estarão disponíveis até o dia 01º de maio ou até que haja vagas disponíveis, o que ocorrer primeiro. Todos os atletas deverão pagar a taxa “day use” estipulada pela Federação de Triathlon local, a ser informada em data próxima ao evento.

6. O valor da inscrição será informado no Site Oficial – www.ironmanbrasil.com.br.

7. Transferência de evento, crédito e cancelamentos

7.1. Os atletas inscritos, salvo provenientes de transferências anteriores, poderão transferir sua inscrição para o IRONMAN Brasil em 2026, mediante disponibilidade de vagas, desde que observadas as seguintes condições: (a) as requisições de transferências devem ser enviadas para o e-mail para contato@unlimitedsports.com.br até o dia 01º de maio de 2025; (b) o atleta deve complementar o valor da inscrição caso a prova de destino da transferência possua um valor de inscrição superior; (c) diferenças de valores inferiores não serão ressarcidos pela Organização; (d) o atleta deve estar ciente que o direito à transferência poderá ser utilizado apenas uma vez e, ao optar pela transferência da inscrição, renuncia a qualquer reembolso ou transferência.

7.2. Os atletas inscritos, salvo provenientes de transferências anteriores, que desejarem o cancelamento da inscrição por qualquer que seja o motivo até dia 01º de maio de 2025, terão direito ao reembolso de 50% (cinquenta por cento) do valor da inscrição, exceto taxas. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo e-mail contato@unlimitedsports.com.br.

7.3. Após 01º de maio de 2025 não haverá possibilidade de reembolso ou transferência de evento.

7.4. O valor do reembolso será calculado com base no câmbio da data da realização da inscrição.

7.5. O valor da taxa de comodidade não é reembolsável.

7.6. A inscrição não é transferível para outrem ou para as demais edições da prova, sob qualquer argumento médico ou pessoal.

8. O kit de prova será entregue conforme Programação Oficial (clique aqui).

9. O atleta que não retirar o kit no prazo indicado não poderá fazer a prova.

10. Para retirar o kit, o atleta deverá obrigatoriamente comparecer pessoalmente, apresentar documento de identidade oficial com foto (RG, passaporte, CNH, CTPS). O atleta deverá ainda assinar o Termo de Responsabilidade e a Ficha Médica, estando ciente e de acordo com o Regulamento, das Normas e Procedimentos e do Programa de Prova.

11. O atleta deverá estar ciente e de acordo com o Regulamento, as Normas e Procedimentos e o Programa de Prova.

12. O kit de prova é intransferível, quem o fizer ficará suspenso, juntamente com o atleta que o recebeu, por dois anos, de qualquer prova de IRONMAN ou IRONMAN 70.3 no mundo.

13. O IRONMAN Brasil 2025 classificará atletas para o 2025 IRONMAN World Championship entre aqueles que largarem nas categorias Faixa Etária Masculina e Feminina.

14. A distribuição de vagas será proporcional ao número de atletas que largarem nas categorias Faixa Etária. Portanto, o breakdown será divulgado somente após a largada, conforme orientação da WTC. A distribuição de vagas será determinada no dia da prova baseada no número oficial de atletas por categoria que largaram. Se não houver atleta largando em uma categoria específica, nenhuma vaga será destinada à categoria. Se não houver finisher em uma categoria específica, onde havia ao menos um atleta largando, a vaga será realocada em outra categoria de mesmo gênero. Os atletas DEVEM aceitar a vaga pessoalmente durante o dia e horário da Cerimônia de Rolagem de Vagas. Cheque a programação do evento no site oficial para informações sobre data, local e horário da Rolagem de Vagas (clique aqui).

15. O atleta que desejar a vaga realocada deve obrigatoriamente estar presente durante e cerimonia de Rolagem de Vagas e aceitar a vaga pessoalmente. Se o atleta chamado optar por não aceitar a vaga, ou não comparecer à cerimonia de Rolagem de Vagas, ou já possuir a vaga conquistada em outra oportunidade, o próximo atleta elegível do mesmo grupo de Faixa Etária pode aceitar a vaga realocada.

16. Se nenhum atleta da categoria aceitar a vaga, esta é realocada à outra categoria de mesmo gênero, definida pela proporção de atletas por vaga. A categoria, de acordo com o gênero, que possuir a maior proporção de atletas por vaga receberá a primeira vaga a ser realocada, seguida pela segunda categoria com maior proporção no caso de uma segunda vaga a ser realocada, e assim por diante.

17. Considerando-se a regulamentação das modalidades e os aspectos técnicos e de segurança nos percursos da prova, as Regras Técnicas Gerais e Especificas poderão sofrer alterações até o momento do início do Congresso Técnico.

18. Fica eleito o foro da comarca de Florianópolis, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para nele serem dirimidas quaisquer dúvidas oriundas do presente regulamento.

REGRAS TÉCNICAS E GERAIS

21. A largada da prova será feita no formato “Rolling Start”, conforme informado no Guia do Atleta, no Site Oficial. O atleta que não se posicionar para a largada até o limite de horário informado será desclassificado.

21.a. É obrigatório usar a touca de natação fornecida pela Organização. Caso não use, o atleta será desclassificado.

22. É obrigatório o bike check-in no dia anterior à prova, na entrada da Área de Transição, conforme Programação no Site Oficial. O competidor deverá obrigatoriamente apresentar os equipamentos que irá utilizar na competição: tatuagens entregues nos kits já aplicadas nos antebraços, bicicleta, capacete com o número de competição colado na parte frontal e sacola do ciclismo e da corrida fornecidas pela Organização com os respectivos materiais dentro. Após o procedimento de check-in, as bicicletas serão colocadas nos respectivos suportes na Área de Transição e as sacolas e o capacete serão entregues pelos atletas na Tenda de Troca. Somente as sacolas oficiais fornecidas serão aceitas; itens adicionais que não caibam nestas não serão aceitos.

23. É obrigatório o uso, durante toda a prova, da tornozeleira com chip fornecido pela Organização. Em caso de perda, o atleta deve comunicar imediatamente a Organização. A tornozeleira com chip deverá ser devolvida à Organização durante o Bike Check out. A não devolução do chip com tornozeleira implicará na cobrança do valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) como ressarcimento à Organização pelo equipamento extraviado. Apenas após o pagamento da taxa, o atleta será autorizado a retirar sua bike e materiais de prova, no Bike check out.

24. O bike check-out será feito conforme Programação, no Site Oficial, mediante entrega do número de prova marcado. Se, por algum motivo, o próprio atleta estiver impossibilitado de fazê-lo, este nomeará outrem, por meio de documento próprio constante do kit-atleta, que de posse deste, de documento de identidade próprio e do número de prova poderá fazer a retirada das sacolas e bicicleta.

25. As sacolas de percurso para o Ciclismo e para a Corrida, que são de uso opcional, serão entregues pelos atletas à Organização no dia da prova, conforme Guia do Atleta disponível no Site Oficial, na entrada da Área de Transição.

26. O conteúdo das sacolas de percurso se limita a itens de alimentação e/ou materiais descartáveis.

27. Durante a prova, os atletas são responsáveis por pegar suas sacolas de percurso do Ciclismo e da Corrida em pontos pré-determinados. Cada local de entrega terá uma área delimitada onde as sacolas estarão dispostas por ordem numérica de cem em cem.

28. Ao entregar as sacolas de percurso para a Organização da prova, fica estabelecido que a responsabilidade sobre as mesmas se encerra no momento em que os atletas as pegam no “Posto de Entrega”, no período limite estabelecido para cada modalidade. Todas as sacolas não utilizadas até o final do tempo limite do percurso serão imediatamente descartadas.

29. A Organização não se responsabilizará por pertences de atletas, extraviados dentro ou fora da Área de Transição, entretanto, será mantido um setor de Achados e Perdidos. Este setor estará disponível Programação, no Site Oficial. Após este período, todo o material que não for retirado será doado para caridade.

30. Considerando o horário de largada da prova, cada etapa tem um tempo limite para ser concluída. A natação terá um tempo máximo de 02:20. O ciclismo terá um tempo máximo de 10:30, considerando-se também o tempo de corte intermediário no km 132 às 03:52 PM. O tempo limite da corrida será de 17:00. O atleta que exceder o tempo limite de uma etapa será desclassificado e deverá sair do percurso. A Organização reserva-se o direito de remover o atleta do percurso e aplicar o DNF caso o staff de percurso determine que não há possibilidade de o atleta terminar a disciplina (natação, ciclismo, corrida) antes dos tempos de corte indicados, baseados na velocidade média e localização do atleta.

30.a. Durante a prova, será considerado o horário da última largada para desclassificação do atleta (DNF – did not finish), que será impedido de continuar o percurso.

30.b. Haverá um tempo de corte intermediário no ciclismo, sendo ele no km 132. O atleta que não atingir este ponto até às 03:52 PM, será desclassificado e deverá deixar o percurso.

31. O atleta que não cumprir fielmente o percurso de cada modalidade será desclassificado a qualquer tempo se houver comprovação dos controles documentais oficiais da prova.

32. Qualquer agressão física ou moral, por parte do competidor, ou pessoa diretamente ligada a este, a algum membro da Organização, e/ou utilização de meios ilícitos para obter vantagem perante outros competidores e/ou que comprometam a organização da prova será punida com a desqualificação da prova, podendo o atleta agressor/infrator ficar suspenso das provas de Ironman e Ironman 70.3 promovidas pela Organizadora.

33. É proibido ao atleta receber ajuda externa que não seja aquelas prestadas pela Organização da prova previstas neste regulamento (mecânica, alimentação e médica) em qualquer das etapas da prova. Excetuam-se os casos em que há indicação médica para administração de medicação e/ou medição de níveis de alguma dosagem sanguínea, desde que previamente acertadas com a Direção da Prova. Caso o Árbitro identifique a ocorrência de ajuda externa não prevista, o atleta receberá cartão amarelo e na reincidência o vermelho.

34. Nos retornos da Natação (praia), do Ciclismo e da Corrida haverá controles manuais e eletrônicos de passagem.

35. Haverá postos de Hidratação nos percursos de Natação, Ciclismo e Corrida, conforme informado no Guia do Atleta, no Site Oficial.

36. O atleta é obrigado a trocar-se na Transição; caso não o faça, será desclassificado.

37. É responsabilidade de cada atleta, quando na Transição, o manuseio de suas sacolas de competição nas ações de: retirada do cabide, abertura, retirada e colocação de materiais e fechamento das mesmas.

38. No dia da prova, domingo, a Área de Transição funcionará conforme Programação, no Site Oficial (clique aqui).

39. O atendimento médico poderá retirar da prova o atleta que, a critério do médico, não apresentar condições de continuar.

40. A Organização é soberana para decidir sobre situações não previstas neste regulamento. As dúvidas decorrentes da aplicação ou interpretação do Regulamento da prova serão analisadas e decididas por um Júri de Competição, que possui Código de Justiça Desportiva específico e é composto por 5 membros:
– 1 (um) indicado pela Direção Técnica da prova ou etapa;
– 1 (um) indicado pela entidade de Triatlon do Estado ou município onde se realiza a prova;
– 1 (um) representante da Comissão de Apuração;
– 1 (um) representante dos árbitros, por estes indicado;
– 1 (um) representante dos atletas, por estes indicado no ato do Congresso Técnico da prova ou etapa.

40a. Um procurador será nomeado pelo diretor geral da Unlimited Sports.

40b. Os inscritos e participantes da prova poderão recorrer ao Júri de Competição a partir da publicação do resultado oficial da prova, conforme orientação dada no Guia do Atleta, no Site Oficial.

40c. O recurso deverá ser encaminhado pelo competidor ou seu representante legalmente constituído ao Presidente do Júri de Competição, em formulário próprio fornecido pela Organização da prova.

40d. O prazo para interpor recurso deverá acontecer seguindo a Programação, no Site Oficial. No ato da apresentação do recurso, será recolhido do autor uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais), valor que será devolvido no caso de decisão favorável. A citação do requerente ocorrerá no momento da entrega do recurso.

40e. O recurso deverá conter: (1) identificação do requerente (nome completo e número de competição); (2) se for apresentado por procurador, anexar a procuração; (3) uma breve explanação dos fatos que originaram o recurso;

40f. O recurso não poderá ser formulado contra questões de interpretação dos árbitros.

41. Os participantes estarão sujeitos a exame antidoping.

42. Todos os competidores que completarem o percurso total da prova receberão medalha. Os cinco primeiros em cada categoria receberão troféus.

42a. Para conversão de valores para a moeda brasileira, será utilizada a cotação do dólar no dia da cerimônia de premiação.

43. O atleta tem de estar presente ou nomear alguém para representá-lo no dia da premiação. Caso não o faça, o troféu ficará disponível para retirada durante o prazo de 30 dias após a premiação.

44. Não será permitida a entrada do atleta no funil e pórtico de chegada com acompanhantes. O atleta que descumprir esta regra será desclassificado.

REGRAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS

NATAÇÃO

45. A prova terá largada no formato Rolling Start. Os atletas devem respeitar as instruções dos árbitros com relação ao posicionamento para largada e se atentar às orientações informadas no Guia do Atleta, no Site Oficial .

46. Cada atleta terá 2 horas e 20 minutos para completar o percurso de 3.8 km da natação. O atleta que ultrapassar o tempo de 2 horas e 20 minutos para completar o percurso da natação receberá um DNF. A Organização reserva-se o direito de retirar os atletas que excederem o tempo de corte estabelecido.

46.a. Caso o local não apresente condições de segurança a etapa de natação será substituída pela largada do ciclismo em time trial. Os procedimentos serão divulgados por ocasião do Congresso Técnico. Em situações excepcionais de caso fortuito ou força maior, as quais levem ao cancelamento da prova por completo, os atletas serão cientificados pela Organização e terão suas inscrições transferidas para outra etapa IRONMAN ou IRONMAN 70.3 no Brasil com inscrições não encerradas e disponibilidade de vagas por categoria, sem custos adicionais, sem que implique em responsabilidade de qualquer natureza à Organizadora, especialmente com despesas prévias a título de hospedagem.

47. É obrigatório o atleta ter o número de prova marcados nos braços. A marcação deve ser feita pelo próprio atleta, com as tatuagens entregues no kit, antes do bike check in.

48. É obrigatório acessar a área de largada pelo portão de controle eletrônico. Caso não o faça, será desqualificado.

49. O atleta é obrigado a contornar as boias de vértice. Caso não o faça, será desqualificado.

50. É obrigatório usar a touca de natação fornecida pela Organização. Caso não use, será desqualificado.

51. É proibido usar equipamento de auxílio para nadar. Caso use, será desqualificado. Exceto óculos e roupa de borracha se liberada.

52. O uso de roupa de borracha é liberado para o atleta Faixa Etária se a temperatura da água estiver inferior ou igual a 24.6ºC. A Direção da Prova irá medir a temperatura da água no dia dos Congresso Técnicos, a título de alerta, informando a temperatura durante os mesmos. À uma hora e trinta minutos da largada, será feita uma nova medição para definir a permissão do uso ou não, cujo resultado será anunciado pelo sistema de som. Para temperatura da água a 24.6º C ou superior, o uso de roupa de borracha, meias de compressão, pernitos e/ou manguitos será proibido. Neste caso, serão permitidas apenas roupas de banho (skinsuits/speedsuits) com material 100% têxtil (fios naturais e/ou sintéticos, nylon ou lycra). A roupa não poderá ser emborrachada (neoprene /poliuretano), não poderá cobrir o pescoço ou estender-se além dos cotovelos e joelhos.

53. O atleta da Elite só poderá usar roupa de borracha se a temperatura da água estiver a 21.9ºC ou inferior. A Direção da Prova irá medir a temperatura da água no dia dos Congressos Técnicos, a título de alerta, informando durante os mesmos a medida; à uma hora e trinta minutos da largada, será feita uma nova medida para definir a permissão de uso ou não, cujo resultado será anunciado pelo sistema de som. Para temperatura da água a 22ºC ou superior, o uso de roupa de borracha será proibido. Neste caso, serão permitidas apenas roupas de banho (skinsuits/speedsuits) com material 100% têxtil (fios naturais e/ou sintéticos, nylon ou lycra). A roupa não poderá ser emborrachada (neoprene/poliuretano), não poderá cobrir o pescoço ou estender-se além dos ombros e joelhos.

54. Caso o atleta use roupa de borracha ou qualquer vestimenta citada acima sem a liberação da Direção da Prova, será desqualificado.

55. É proibido utilizar-se da praia para correr, exceto na área marcada pela Organização. Caso não obedeça, será desqualificado.

56. O aquecimento dentro da água é permitido até o horário indicado no Guia do Atleta, no Site Oficial, e somente na área sinalizada. O atleta não poderá aquecer-se em frente à área de largada.

CICLISMO

57. O percurso de ciclismo fechará em 10 horas e 30 minutos após a largada da última onda. Cada atletas terá 10 horas e 30 minutos para completar a natação, transição e ciclismo independentemente do horário de largada. O atleta que ultrapassar o tempo de 10 horas e 30 minutos para completar a natação, transição e ciclismo, receberá um DNF. O percurso de ciclismo possui também o tempo de corte intermediário, localizado no km 132 o qual deve ser atingido por todos os atletas, independentemente do horário de largada, até às 03:52 PM. O atleta que não atingir o ponto de corte intermediário até o horário mencionado, deverá deixar a prova.

58. É obrigatório usar capacete duro e afivelado, sempre que estiver em contato com a bicicleta. Caso não o faça, será desqualificado.

59. Uniformes com zíper frontal não podem estar abertos abaixo do final do osso esterno. O atleta será desclassificado caso não seja corrigido prontamente.

60. O número de prova tem de estar visível na bicicleta e no capacete do atleta, e não poderá ser alterado de sua forma original. A não observância deste item implica em penalização com cartão amarelo.

61. O atleta é obrigado a empurrar a bicicleta até a faixa de monte e descer antes da faixa de desmonte. Caso não o faça, será penalizado com cartão amarelo.

62. A zona de vácuo para os atletas é de 12 metros, medidos da borda da roda dianteira (do ciclista que segue à frente) em direção à parte traseira da bicicleta. Isso significa que os atletas devem manter uma distancia de 6 bicicletas entre eles e a bicicleta à frente. Os atletas terão 25 segundos para fazer a ultrapassagem. Se o atleta não obedecer a esta regra, ele/ela receberá um cartão azul e cumprirá uma parada de 5 minutos no Penalty Box mais próximo e assinará o termo. Cada atleta é responsável por sua parada no Penalty Box.

63. A ultrapassagem define-se quando o atleta que ataca coloca a roda dianteira paralela com a roda traseira do atleta que estiver sendo ultrapassado. O atacado não poderá reagir até que a ultrapassagem seja feita e saia da zona de vácuo do atacador. Caso o ultrapassado não cumpra, receberá cartão amarelo.

64. O atleta que fará a ultrapassagem não pode recuar da área de vácuo depois de ter adentrado. Uma vez que o atleta entre na zona de vácuo para a ultrapassagem de outro atleta, ele deve obrigatoriamente completá-la. Se a ultrapassagem não for concluída, o atleta receberá o cartão azul e cumprirá uma parada de 5 minutos no Penalty Box mais próximo e assinará o termo. Cada atleta é responsável por sua parada no Penalty Box.

65. É proibido o descarte de materiais fora dos locais indicados próximos aos postos de hidratação. A não obediência desta regra acarretará em cartão azul e penalização de 5 minutos.

66. O atleta que for penalizado com cartão amarelo, azul e/ou vermelho terá seu número de prova chamado pelo árbitro, que sinalizará a cor do cartão.

67. O atleta penalizado com um cartão amarelo deverá, obrigatoriamente, parar no próximo Penalty Box, permanecer por 1:00 minuto e assinar o termo. Cada atleta é responsável por sua parada no Penalty Box. Caso não o faça, será desclassificado.

68. O atleta penalizado com um cartão azul cumprirá uma parada de 5 minutos no Penalty Box mais próximo e assinará o termo. Durante o período de penalização o atleta somente poderá consumir alimentos e água disponíveis em sua bike. Os atletas são proibidos de usar o banheiro enquanto estiverem cumprindo o tempo de penalização. Fazer ajustes no equipamento ou qualquer tipo de manutenção na bike durante o tempo de penalização é proibido. A recusa do cumprimento da penalização conforme regras definidas acarretará desqualificação.

69. É proibido ao atleta utilizar equipamento de som. A utilização acarretará na penalização com cartão amarelo e na reincidência com cartão vermelho.

70. O atleta que receber um cartão vermelho, ou três cartões azuis, estará desqualificado. Em caso de desqualificação, o atleta poderá concluir a prova a menos que seja instruído pelo árbitro a abandonar a mesma.

70.a. O cartão amarelo não contará para a soma de cartões que acarretam na desclassificação, no entanto, o árbitro pode desqualificar o atleta em caso de violação repetida de regras, não cumprimento das orientações fornecidas pela organização, conduta perigosa ou antiesportiva.

70.b. O cartão vermelho pode ser aplicado caso haja violação de regras incluindo, mas não limitado a, consecutivas violações de regras, não cumprimento de orientações dadas pelos árbitros, conduta perigosa ou antiesportiva.

71. Os atletas não devem fazer qualquer progresso para a frente sem estar acompanhado por sua bicicleta. Se a bicicleta está inoperável, o atleta pode prosseguir no curso de ciclismo, correr ou caminhar, enquanto empurra ou carrega a bicicleta, sem qualquer outro tipo de auxilio, desde que a bicicleta seja empurrada ou transportada de forma que não dificulte ou impeça o progresso de outros atletas. O atleta que não cumprir estas orientações será desclassificado.

CORRIDA

72. O percurso da corrida fechará 17 horas após a largada da última onda. Cada atleta terá 17 horas para completar todo o percurso da prova. O atleta que exceder o tempo de 17 horas para completar a prova receberá um DNF.

73. O número de prova é de uso obrigatório e tem de estar colocado na frente do corpo do competidor de forma visível e sem adulteração. A não utilização deste acarreta em desqualificação.

74. É proibido ao atleta ser acompanhado por alguém que não seja da Organização da prova. Caso o Árbitro identifique que essa situação esteja ocorrendo, o atleta receberá cartão amarelo.

75. Uniformes com zíper frontal não podem estar abertos abaixo do final do osso esterno. O atleta será desclassificado caso não seja corrigido prontamente.

76. É proibido ao atleta utilizar equipamento de som. A utilização acarretará cartão amarelo e caso a situação persista o atleta será desqualificado.

77. É proibido o descarte de materiais fora dos locais indicados próximos aos postos de hidratação. A não obediência dessa regra acarretará em cartão azul e o atleta deverá cumprir a penalização de 5 minutos em local indicado pelo árbitro.

78. Quando o atleta for penalizado, este terá seu número de prova chamado pelo árbitro, que sinalizará a cor do cartão.

79. O atleta que receber três cartões azuis ou um cartão vermelho estará desqualificado.

80. Alguns modelos de tênis de corrida são proibidos. Os atletas que fizerem o percurso da corrida com estes tênis serão desclassificados. Para mais informações a respeito dos modelos, verifique o link a seguir: Prohibited Running Shoes (ironman.com)