Como ocorreu nas quatro etapas realizadas – Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo -, a quinta e última prova do ano do Circuito IRONMAN 70.3 no Brasil em 2023 também terá a presença de triatletas de diversas partes do mundo. O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza/Latin American Championship, programado para o dia 19 de novembro, na Nova Beira-Mar, contará com cerca de mil competidores de 19 nações, que enfrentarão os percursos de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.
O Brasil terá a maior delegação na etapa, com 956 inscritos. Em seguida vem os Estados Unidos, com 7, Argentina, com 6, e Chile, com 5. Também participarão da prova em Fortaleza representantes de Aruba, Austrália, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda, Países Baixos, Porto Rico, Portugal, Eslovênia e Uruguai.
O percurso deste ano será o mesmo do ano passado. A prova começará com a natação, em uma volta de 1,9 km na Praia de Iracema, entre os espigões da João Cordeiro e Rui Barbosa. O ciclismo terá uma volta de 90 km, sendo uma ida de 45 km e uma volta com a mesma distância na rodovia CE-085. Para finalizar, os 21,1 km de corrida serão cumpridos em três votas pela Avenida Nova Beira-Mar.
Na condição de Latino-Americano, a edição deste ano atraiu competidores amadores e profissionais. O evento garantirá seis vagas diretas para os atletas profissionais, três no masculino e três no feminino, no Mundial de IRONMAN 70.3 do ano que vem e premiação em dinheiro, enquanto para os amadores serão 75 vagas no Mundial da modalidade, marcado para o mês de dezembro de 2024 em Taupo, na Nova Zelândia.
Além disso, a etapa ainda oferecerá vagas exclusivas para as cinco primeiras amadoras de cada categoria para o 2024 VinFast IRONMAN World Championship, agendado para 22 de setembro de 2024, na Riviera Francesa.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza – Latin American Championship é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Track Field, Omint, Fit Food, Xiaomi, Heineken 0.0 e co-patrocínio Dux, Aquasphere, Boali, Avenue e Oakberry.