Com status de Campeonato Latino-Americano, o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza possibilitou o retorno da categoria profissional. Com isso, a disputa que acontece neste domingo, na Nova Beira-Mar, a partir das 5h30, contará com alguns destaques do circuito internacional, no masculino e feminino, na briga pelo lugar mais alto do pódio. E todos são unânimes em afirmar que apostam num bom desempenho nos 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1km de corrida. Na manhã deste sábado, no IRONMAN Village, alguns dos favoritos conversaram com a Imprensa e todos se mostraram bastante animados para a etapa.
Os brasileiros Reinaldo Colucci, atleta olímpico e campeão do Itaú BBA IRONMAN Brasil 2022, Mariana Andrade, vice-campeã do IRONMAN Brasil deste ano, e André Lopes, terceiro no IRONMAN Brasil deste ano, o belga Martin Van Riel, recordista mundial e campeão do IRONMAN 70.3 Dubai e quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a australiana Ellie Salthouse, campeã do IRONMAN 70.3 Tasmânia, e a argentina Romina Palácio, vice no IRONMAN 70.3 Rio em 2018, apostam em bons desempenhos na capital cearense.
A australiana Ellie destacou que gosta do clima em Fortaleza e que não deve ter problema para se adaptar ao calor. “Lembra o verão australiano e se hidratando bem dá para controlar. É um tipo de prova que gosto e espero fazer uma apresentação positiva”, disse.
Já o belga Martin, que veio de uma temperatura baixa na Europa, disse que fez uma preparação especial indoor, no rolo e na esteira, junto com o técnico, como por exemplo treinando com mais roupas para aumentar a temperatura corporal, para poder encarar a prova. “Espero que dê bons resultados no domingo e possa brigar pela ponta. Estou muito feliz por estar aqui”, revelou.
Romina, por sua vez, admitiu que fez um treinamento especifico para a etapa e que gosta de fazer provas no país. “Este ano me dediquei à distância IRONMAN e, nos últimos três meses, fiz um treinamento específico. Gosto muito de competir aqui e espero ter um bom dia”, declarou.
Os brasileiros também não descartaram o entusiasmo. “Momento de alegria para comunidade de triatlo no país. Estar de volta a Fortaleza, com um peso maior por ser Latino-Americano, e é uma oportunidade para todos e o que todo mundo queria. Trabalhamos para um bom desempenho e estou bastante confiante para fazer uma boa competição”, destacou Colucci.
Mariana Andrade competiu em Kona há um mês e, depois de um descanso, trabalhou forte para a etapa. “Essa é uma prova super importante no país e não poderia ficar de fora de forma alguma. Parei por dez dias e depois comecei a me preparar para a intensidade de um IRONMAN 70.3”, revelou.
André fará sua estreia em Fortaleza. O triatleta, que mora nos Estados Unidos, explicou a dificuldade de treinar. “Foi uma preparação mais complicada do que o normal, por causa do tempo lá. Adoro competir no Brasil porque me sinto em casa e queria experimentar uma prova nova, ainda mais sendo um Latino-Americano. É um prazer enorme estar aqui”, disse.
IRONKIDS
O sábado começou animado no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza – Latin American Championship com os pequenos do IRONKIDS Brasil. Meninos e meninas de 2 a 12 anos roubaram a cena e alegraram ainda mais o dia ensolarado. Como ocorre em todas as cidades que recebem o evento, sobrou felicidade e corujice dos pais e familiares a performance de seus campeões.
Os quase 200 participantes enfrentaram baterias de corridas, cada uma adequada à respectiva faixa etária: 200 m (2 a 5 anos), 400 m (6 a 9 anos) a 600 m (10 a 12 anos). Os percursos foram monitorados e com total segurança. Ao final, todos receberam a medalha de participação.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza – Latin American Championship é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Track Field, Omint, Fit Food, Xiaomi, Heineken 0.0 e copatrocínio Dux, Aquasphere, Boali, Avenue e Oakberry.