Referência do turismo internacional, o Rio de Janeiro é famoso também por atrair pessoas do mundo inteiro para grandes eventos esportivos. Esse é o caso do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro, que está em sua sétima edição e contará com a presença de aproximadamente 1900 triatletas, representando 30 nações de quatro continentes – América, Europa, Ásia e África. A etapa está marcada para o dia 9 de Julho e os participantes terão pela frente os desafios de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida de um percurso rápido e quase inteiramente plano.
O Brasil terá o maior número de inscritos, com 1650, seguido por Estados Unidos, com 35, Argentina, com 23, e Colômbia e Chile, com 16 cada. As novidades ficam por conta de Angola e Turquia. Os demais países confirmados são África do Sul, Alemanha, Áustria, Bolívia, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Luxemburgo, Marrocos, México, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Rússia, Suíça, Uruguai e Venezuela.
A edição 2023 terá como atração um novo percurso mais plano e rápido. Os 1,9 km de natação acontecerão na Praia de Copacabana, enquanto os 90,1 km de ciclismo serão entre a Avenida Atlântica e a Rodoviária Novo Rio, passando pela Via Expressa–Porto Maravilha, e a corrida de 21,1 km no Aterro do Flamengo, com chegada na Marina da Glória.
A disputa ainda oferecerá 30 vagas para o IRONMAN 70.3 World Championship 2024, a ser realizado na cidade de Taupo, na Nova Zelândia, nos dias 14 e 15 de dezembro do próximo ano.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio de Track Field, Xiaomi, Fairmont, Fit Food (por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer), Omint e Heineken; copatrocínio de Dux, Aquasphere, Boali e Oakberry; e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.