Unlimited Sports

Itaú BBA IRONMAN Brasil: destaques animados para a disputa de domingo

Foto: Ana Lidia Borba / Flows Sports

As principais estrelas da Elite já estão em Jurerê Internacional para o 22º Itaú BBA IRONMAN Brasil, a principal e mais tradicional prova do gênero no país, que reunirá mais de 1700 atletas de 33 países. A competição está marcada para o domingo (19), com início às 6h45, com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. O evento terá 15 atletas no profissional, sendo nove no masculino e seis no feminino, que buscarão duas vagas em cada gênero para o IRONMAN World Championship 2024 – feminino em Nice (França) e masculino em Kona (Havaí/EUA).

Nesta edição estão confirmados quatro campeões anteriores do Itaú BBA IRONMAN Brasil: os brasileiros Igor Amorelli, vencedor em 2014, Reinaldo Colucci, campeão em 2022 e vice-campeão em 2023, e Pâmella Oliveira, bicampeã (2022 e 2023), além do argentino Luciano Taccone, campeão no ano passado.

Além disso, o evento ainda reunirá outros destaques da modalidade, como os brasileiros Fernando Toldi, Luis Ohde, Rafael Pires, Thiago Vinhal, Vinícius Canhedo, Mariana Borges de Andrade (segunda colocada no ano passado), Bruna Stolf e Fernanda Penkal, além do mexicano Rodrigo Romero, da chilena Pamela Tastets e da australiana Renne Kiley.

“A cada ano que passa, estamos mais experientes. Fiz uma preparação muito boa para essa prova sem lesão. Só quero colocar em prática tudo o que treinei. O dia é muito longo e é preciso ter um pouco de sorte, mas se a sorte estiver do meu lado e tudo o que eu fiz nos treinos acontecer aqui, eu tenho grandes chances de brigar pela prova. A vaga para a Kona é o principal objetivo. Quero muito correr lá, todo mundo quer estar lá e eu também. Vamos em busca da vaga”, destaca Fernando Toldi.

Já Thiago Vinhal ressaltou as expectativas positivas. “Será meu 30º IRONMAN e elas são sempre as melhores. A expectativa maior é conhecer a minha melhor versão, quero bater o meu recorde, fazer um tempo abaixo de 8 horas e subir ao pódio novamente. Por isso, é sempre positiva”, afirmou. “Eu acho que o Colucci e o Taccone são os favoritos, pois já ganharam aqui. Para estar com eles, tenho que dar o meu melhor, quero pedalar bem para sair para a corrida em condições de brigar pela prova”, completou.

Treinão Solidário

Apesar de toda a movimentação em torno da prova de domingo, todos os envolvidos no Itaú BBA IRONMAN Brasil seguem empenhados em manter a corrente de apoio e solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Entre as diversas ações programadas, uma delas reuniu na manhã desta sexta-feira diversas gerações de triatletas de vários países para um “treinão solidário”.

A organização da prova, em parceria com o triatleta gaúcho Frank Silvestrin, disponibilizou um caminhão do lado externo do P12 para receber doações de itens como água, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal (incluindo fraldas e absorventes), além de roupas de cama (lençóis e cobertores) e banho (toalhas). Esses itens serão enviados para os gaúchos ao término do evento.

Para motivar essa contribuição, foi feito um treino que contou com vários nomes da modalidade de diversas gerações, como Igor Amorelli, Oscar Galindez (ARG), tricampeão da prova, Tim Don (GBR), campeão e atual recordista, Pâmella Oliveira, Mariana Borges, Beatriz Nerez, Fernando Toldi, Thiago Vinhal, entre tantos outros.

“Sexta-feira especial, estamos reunidos por um motivo importante. O Rio Grande do Sul passa por um momento muito difícil, mas estamos vendo o Brasil se unir para ajudar. Vemos a importância dessa união, com cada um fazendo sua parte, mesmo que pouco, mas somando muito. Gostaria de agradecer a todos que ajudaram e vieram aqui hoje fazer parte deste momento, e enviar boas energias para os gaúchos”, afirmou Thiago Vinhal.

O Itaú BBA IRONMAN Brasil é organizado pela Unlimited Sports, com o Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio de Track & Field, Panasonic, SOS Cardio, Omint e Heineken 0.0, com copatrocínio de Dux, Felt, Pacco, Oakberry, Technogym, Doozy, Boali, Sococo, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis, e apoio da Paçoquita e da Netshow.me.

Publicidade

Últimas notícias

Informações Gerais