Não foram somente os triatletas os grandes vencedores do Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo, que teve sua terceira edição no dia 24 de setembro. Quem também saiu ganhando foi o meio ambiente, já que o evento coletou e destinou para reciclagem mais de uma tonelada de resíduos ao longo da montagem e semana do evento, na Cidade Universitária de São Paulo.
O benefício para o ecossistema foi muito positivo. Para se ter uma ideia, o volume arrecadado, em sua maioria papelão, é equivalente, por exemplo, a 3 mil pares de tênis de corrida. O trabalho teve início uma semana antes, no dia 17, a partir da montagem do evento, terminando após a realização da prova.
A ação foi possível graças a trabalho conjunto entre a Unlimited Sports, empresa responsável pela organização do Circuito IRONMAN e IRONMAN 70.3 no país, a eureciclo, especialista em gestão de reciclagem, e a Rede Sul – Coopercaps, rede de cooperativas de SP que atua para a valorização e qualificação de catadores e catadoras de materiais recicláveis.
Para o CEO da Unlimited Sports, Carlos Galvão, a ação faz parte da filosofia da empresa e do IRONMAN Brasil de incentivar a saúde, qualidade de vida e respeitar o meio ambiente. “Trata-se de um ponto de alta relevância trabalhar e promover a cultura do cuidado com o meio ambiente, bem como a preocupação com a preservação do planeta. Pensando no futuro, devemos trabalhar firme no presente. Ações como esta merecem ser apoiadas e celebradas”, destaca.
“O caminho a ser percorrido no triatlo exige foco e dedicação, assim como o trabalho para elevar as taxas de reciclagem”, afirma Marcella Bueno, diretora de operações da eureciclo. “Parcerias como a do IRONMAN, promovendo a gestão dos resíduos e a conscientização, são fundamentais, pois a chave para elevar as taxas de reciclagem passa por uma população consciente do descarte, que faça escolhas sustentáveis, por exemplo, investindo em marcas que apoiam a reciclagem”, completa.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio de Track Field, Omint, Fit Food, Xiaomi, Heineken; Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria de Turismo da Cidade de SP, copatrocínio de Dux, Panasonic, Aquasphere, Boali, Avenue, Oakberry e Selo ESG/Apoio da Eureciclo.