Unlimited Sports

Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió: triatleta supera medos e barreiras para estrear na modalidade

Aos 36 anos, a alagoana Marcelli Loureiro será uma das estreantes no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió, marcado para o dia 27 de agosto, na Praia da Pajuçara. Ao largar para o percurso de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, ela entrará para uma lista especial, das pessoas que conseguiram mudar radicalmente seu estilo de vida em prol de hábitos mais saudáveis. Em apenas dois anos, superou um quadro de obesidade, entre outras barreiras, e hoje enfrenta um dos maiores desafios de triatlo do calendário esportivo.

A competição, em sua quinta edição na capital alagoana, reunirá cerca de 800 triatletas, representantes de 18 nações de quatro continentes. A prova ainda classificará 30 atletas para o Mundial de IRONMAN 70.3, programado para os dias 14 e 15 de dezembro na cidade de Taupo, na Nova Zelândia.

Após dar à luz e ver sua rotina profissional alterada, passando a trabalhar em casa devido a pandemia, Marcelli teve crise de ansiedade e acabou ganhando alguns quilos. Nesse momento, aproveitou o aniversário e pediu ao seu pai uma consulta em um endocrinologista, dando início à nova fase. A partir de 2021, deu o primeiro passo, passando a frequentar a academia. Mas o despertar acabou acontecendo de fato após acompanhar o marido, como staff, em uma Meia Maratona.

“Ao final da prova, depois de ver tudo que ele passou, descobri que era aquilo que queria na minha vida. Aquela energia acabou me contagiando de tal forma que passei a treinar muito e, em menos de três meses, já estava correndo uma meia maratona. Acabei surpreendendo até meu próprio técnico”, explica.

Uma troca de assessoria esportiva acabou lhe apresentando o triatlo. Mas ela tinha dois problemas a resolver: não sabia andar de bicicleta e nem mesmo nadar de forma adequada e no mar. O ciclismo era mais um trauma, já que havia sofrido uma queda em 2012. Muita concentração e treino acabaram ajudando a superar os desafios em terra e no mar. Em menos de um ano ela estava pronta para subir mais um degrau.

“O projeto para a estreia na Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió em 2023, especificamente, ocorreu logo depois da prova no ano passado. Coloquei como meta estar na prova no ano seguinte e estou preparada. Fiz três provas de sprint e consegui pódio em duas. Agora é esperar o dia 27 para fazer tudo que venho treinando”, ressalta.

O futuro também já está bem definido para essa triatleta alagoana. “A próxima meta é fazer o IRONMAN Brasil em 2025, com distâncias full (3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo, e 42,2 km de corrida)”, finaliza.

O Itaú BBA Ironman 70.3 Maceió, com Title Sponsor Itaú BBA, tem o patrocínio de Prefeitura de Maceió, Track Field, Omint, Xiaomi e Heineken e co-patrocínio de Dux, Aquasphere, Boali e Oakberry. Organização Unlimited Sports, realização ABEE.

Publicidade

Últimas notícias

Informações Gerais