Ao longo da temporada, os eventos dos circuitos IRONMAN e IRONMAN 70.3 reúnem atletas de diversas cidades e regiões do país. Afinal, o calendário conta com cinco etapas de Itaú BBA IRONMAN 70.3 – Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza -, além do Itaú BBA IRONMAN Brasil, na capital catarinense. Dentre os milhares de participantes de várias partes do mundo, sete brasileiros se destacam pela assiduidade e comprometimento. Ao participarem da última etapa do ano, o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza – Latin American Championship, no dia 19 de novembro, eles entrarão para o seleto grupo dos “Warriors”, tendo disputado todas as etapas do ano.
Dessa forma, os triatletas Antonio Cleiton Tavares da Silva, Fábio Amoroso, Guilherme Carvalho, Kaleb Potenza, Renato Aureliano, Saulo Martins Costa, Victor Han e Victor Guimarães receberão um troféu especial na etapa cearense, durante a premiação oficial do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza – Latin American Championship, programada para o final da tarde de domingo, no IRONMAN Village.
Independentemente da motivação, cada um deles demonstra sua paixão pelo esporte que escolheram. Um bom exemplo é o cearense Fábio Amoroso, de 51 anos, que apostou no slogan da competição para mudar sua vida.
“Sempre ouvi falar sobre o IRONMAN e seu slogan “Anything is possible”. Em 2019, aos 47 anos, entrei para uma equipe de corrida e triatlo. Depois de ver um atleta experiente da equipe conquistar a vaga para o mundial, fiquei empolgado. Em janeiro de 2020, fiz minha inscrição para o IRONMAN 70.3 SP e, dois anos depois, participei do primeiro IRONMAN 70.3, em Floripa, com um bom resultado positivo. Na segunda prova, no Rio de Janeiro, fiquei em terceiro lugar na categoria e conquistei a vaga para o mundial! A partir desse momento, entendi o significado do slogan com dedicação e disciplina”, destaca.
Mas ele queria um desafio ainda maior. “Falei com meu treinador sobre a ideia de completar todas as provas no Brasil em 2023 para ganhar experiência. Tem sido um ano desafiador e repleto de aprendizado. Em Maceió, garanti novamente a vaga para o mundial, ficando em segundo lugar na categoria. A vontade de concluir esse desafio é imensa e estou muito ansioso para a última prova do ano, em Fortaleza. Participar de todas as provas do IRONMAN no Brasil me proporcionou uma disciplina incrível, que jamais pensei que conseguiria, provando que realmente tudo é possível”, encerra.
Já para o médico Victor Han, de Natal, de 39 anos, completar todas as etapas no país, no caso dele, aconteceu de forma inesperada.
“Não houve uma programação para isso. Minha ideia era fazer duas etapas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, tanto que me inscrevi para ambas. Meu treinador, porém, disse que seria bom fazer uma prova no começo no ano, por isso participei do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Florianópolis. Depois de completar, pensei que poderia também fazer o Itaú BBA IRONMAN Brasil e ele disse que sim. Depois vieram Rio de Janeiro, Maceió e São Paulo e agora vamos fechar a temporada em Fortaleza”, explica.
No triatlo desde 2016, após muito tempo de ciclismo e uma tentativa frustrada na natação, ele ressalta que se fosse programado não daria certo. “Teve de tudo nesse ano, como lesão, acidente de carro, rotina de trabalho e até casamento que poderiam ter impedido um planejamento prévio. Mas foi acontecendo e, como sempre estou treinando, pude superar o número de eventos em tão pouco tempo. Mas o desafio foi surgindo ao longo do ano e estamos prontos para mais um, agora em Fortaleza”, finaliza.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza – Latin American Championship é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Track Field, Omint, Fit Food, Xiaomi, Heineken 0.0 e co-patrocínio Dux, Aquasphere, Boali, Avenue e Oakberry.