A 21ª edição do Itaú BBA IRONMAN Brasil foi de fato especial. Além da conquista do bicampeonato inédito da brasileira Pâmella Oliveira no profissional feminino, a mais tradicional e principal prova de endurance do país ainda garantiu o maior número de vagas em sua história para o Mundial IRONMAN na Faixa Etária. Foram 80 classificados, condição que só foi possível com o novo formato da disputa que apontará os grandes vencedores da temporada. A partir deste ano são duas sedes, com o masculino em Nice, Riviera Francesa, dia 10 de setembro, e o feminino em Kona, no Havaí, dia 14 de outubro.
O Brasil ficou com a maioria da vagas como era já era esperado. Para a disputa feminina serão 30 representantes brasileiras, além de sete da Argentina, uma da Colômbia e duas do Canadá. Já na masculina, serão 33 competidores nacionais, além de dois da França e um da Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Grã-Bretanha e Taiwan. Foi, sem dúvida, uma das maiores representatividades em mais de duas décadas do IRONMAN Brasil.
O Itaú BBA IRONMAN Brasil é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio de Track & Field, Xiaomi, SOS Cardio, Omint e Heineken, com copatrocínio de Dux, Panasonic, DGO, Aquasphere, Boali, Oakberry, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis.