O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo terá, no dia 22 de setembro, a sua quarta edição. Apesar de sua curta história, a etapa é marcada por disputas empolgantes, tendo como cenário a capital paulista. Enquanto as provas de natação e corrida ocorrem dentro da Cidade Universitária, o ciclismo percorre trechos icônicos, passando por locais conhecidos como a Marginal Pinheiros, Túnel Ayrton Sena, o Obelisco do Ibirapuera e Monumento das Bandeiras, estes últimos no Ibirapuera. Por isso, a prova paulista atrai tantos competidores e tem suas vagas preenchidas rapidamente.
Mas o evento ainda tem uma característica ainda mais interessante, que é o domínio total dos atletas brasileiros em todas as edições. Além dos campeões serem todos brasileiros, José Belarmino (2019 e 2023), Felipe Bergamini (2022), Patrícia Franco (2019 e 2022) e Carolina Carvalho (2023), todos os pódios com os top 3 tiveram atletas nacionais. Para completar, a maioria das vagas para os mundiais ficou com triatletas brasileiros.
Para este ano, a situação tem tudo para se repetir, já que alguns dos principais nomes do triatlo amador do país estarão encarando os 1,9 km de natação na Raia Olímpica da USP, o 90 km de ciclismo pela cidade e os 2,1 km de corrida dentro da USP. Eles brigarão ainda por uma das 45 vagas, entre homens e mulheres da Faixa Etária, para o IRONMAN 70.3 World Championship 2025, a ser realizado em Marbella, na Espanha, nos dias 8 e 9 de novembro de 2025.
A programação começará no dia 19 de setembro, com a abertura do IRONMAN Village e o começo da entrega de kits na Cepeusp. No sábado, dia 21, a partir das 8h, será a vez do Itaú BBA IRONKIDS, na pista de atletismo do Cepeusp. No domingo, a largada será a partir das 6h, na Raia Olímpica, com pódio com os top 3 por volta das 10h30, na arena montada na Pista de Atletismo.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio Track Field, Omint, Heineken 0.0, Avenue, copatrocínio de Dux, Felt, Pacco, Oakberry, Technogym, Doozy Sports, Boali e apoio Paçoquita, Sococo, Clínica Vitta e Prefeitura de São Paulo.