O desafio do IRONMAN tem encantado esportistas de diversas modalidades. Nomes como o técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardo Resende, o piloto de F-1 e Stock Car, Ricardo Zonta, ex-nadadores como Thiago Pereira, Allan do Carmo e Joel Jota, o ex-jogador de futebol Rafael Moura, são alguns exemplos que também foram atraídos pelo triatlo.
Na nona edição do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro, programada para o dia 10 de agosto, mais um destaque esportivo fará sua estreia: o paulista Diego Ribas, ex-jogador de futebol com passagens pelo Santos, Flamengo, seleção brasileira e times da Europa. Atualmente, ele é comentarista esportivo na Rede Globo.
Aos 40 anos, Diego não se afastou do esporte, participando de corridas de rua, e agora aceitou o desafio de encarar um IRONMAN 70.3, um dos mais exigentes eventos do triatlo. O percurso inclui 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida.
“Eu descobri o triatlo principalmente por meio de um amigo de Santa Catarina que já fazia o Itaú BBA IRONMAN Brasil. E ele contava as experiências aproximadamente uns 10 anos atrás e isso me chamou muita atenção. Agora vou encarar o desafio. Tenho facilidade na corrida, depois a bicicleta. O mais desafiador será a natação”, conta.
Para poder participar da prova, Diego encarou uma preparação bem intensa, conciliando vida social e família. “Faço questão de estar ao lado de minha família. A bicicleta me adaptei bem, a corrida já fazia, agora eu estou treinando muita transição, que é sair da água, ir para a bicicleta e da bicicleta para a corrida. Mas o mais, digamos, desafiador foi a natação no mar, porque é preciso muita técnica. Na bicicleta você cansa e para de pedalar. Correr também, cansa e para de correr. Mas na natação não, você tem que continuar flutuando na água, isso requer uma força mental, técnica, para continuar com bom desempenho”, explica.
Diante de tudo isso, a expectativa para a estreia é grande. “São as horas de treino que eu tenho feito e isso, claro, tem me deixado bem preparado para chegar, mas é minha primeira prova. Com certeza vai ser diferente e desafiador, mas, ao mesmo tempo, vou chegar lá pronto para desfrutar e não tenho dúvida de que vai ser muito especial”, completa.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro é organizado pela Unlimited Sports, com o patrocinador principal Itaú BBA e patrocínio de Track&Field, Vivo, La Roche-Posay, Dorflex, Fairmont, Etapp, Omint e Arjon; copatrocínio de Dux, Granado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, Felt, Blue 70, Pacco, Oakberry e Boali, além do apoio de Tachão de Ubatuba, Paçoquita, Sococo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Visit Rio.