Sonhar, ter disciplina e constância. Esse mantra, tão presente no dia a dia dos triatletas, também motivou um novo competidor. O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro, que ocorre dia 10 de agosto, marcará a estreia na modalidade do Padre Jefferson Douglas de Souza, um curitibano de 32 anos que pretende usar sua experiência no evento para evangelizar.
“Quero compartilhar algumas lições que aprendi ao longo dessa jornada. A principal é que sempre deve haver uma motivação por trás de nossos esforços. Minha motivação é inspirar os jovens a almejarem ideais altos. A vida deve ter grandes objetivos, e nosso maior ideal é Jesus Cristo, o céu e a vida eterna. Para alcançá-los, é necessário esforço, disciplina e constância. Com um objetivo claro, a luta pelo caminho se torna mais suportável”, destaca.
Sua participação é fruto do incentivo de dois amigos. Matheus Saletti, da seção de Curitiba, é triatleta e desafiou Jefferson a se unir a ele na competição. No entanto, foi Pedro Leal quem o convenceu a participar de uma prova que envolve 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Inicialmente relutante, o sacerdote foi convencido por um conselho valioso: “Aproveite tudo que faça para evangelizar”.
O padre reforça que sempre teve interesse em atividades esportivas desde os 12 anos. Praticava esportes por conta própria e, antes de voltar para o Brasil, quando morou na Itália, teve uma experiência marcante ao pedalar 1.250 quilômetros de Roma até um santuário na França. Essa vivência o inspirou a considerar o triatlo.
“Estou treinando há algumas semanas, com muita dedicação”, revela o sacerdote, que também ressalta a importância do apoio coletivo durante a jornada. “Nunca estamos sozinhos; uma equipe faz toda a diferença”, disse, referindo-se aos companheiros de treino e aos devotos de sua Igreja que o incentivam a completar seu objetivo.
O padre compartilhou ainda que essa experiência tem sido uma verdadeira aventura espiritual. “Treinar cedo me permite contemplar o nascer do sol e rezar”, conta. Ele faz questão de incluir intenções pessoais em suas orações enquanto pedala ou corre.
“Começamos juntos esse caminho, faltam poucas semanas, e dia 10 de agosto já está aí. A vida é uma aventura, as melhores aventuras da vida sempre são com Deus. Isso tem sido o meu lema”, encerra.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro é organizado pela Unlimited Sports, com o patrocínio do Itaú BBA e apoio de diversas empresas, incluindo Track Field, Vivo, La Roche-Posay, Dorflex, Fairmont, entre outras.