O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza estará ainda mais forte em 2023. O Grupo IRONMAN confirmou que a etapa brasileira, programada para o dia 19 de novembro, no aterro da Praia de Iracema, será a mais nova edição do IRONMAN 70.3 Latin American Championship. Com esse status, o evento na capital cearense contará com a presença não só dos atletas amadores, mas também de grandes nomes do circuito nacional e internacional de Triathlon.
A premiação total para profissionais será de 50 mil dólares, o equivalente a 250 mil reais, aproximadamente. O evento também será classificatório para o 2024 IRONMAN 70.3 World Championship em Taupo, na Nova Zelândia. Entre os profissionais, três atletas por gênero garantem vaga no Mundial. Já para os amadores serão 75 vagas. Essa será a terceira vez que o Brasil será sede do IRONMAN 70.3 Latin American Championship. A primeira foi em 2015, em Brasília, e a segunda em Palmas, em 2016.
“É uma honra para nós sediarmos o Campeonato Latino-Americano. A prova ganha em força e nível técnico, um atrativo para atletas, profissionais e amadores, e para o público de Fortaleza, que verá de perto alguns dos principais destaques do circuito nacional e internacional. Sem dúvida um reconhecimento de valor para nossa segunda prova mais antiga do calendário da nossa modalidade”. Destaca o CEO da Unlimited Sports, empresa responsável pelas provas da franquia IRONMAN e IRONMAN 70.3 no país, Carlos Galvão.
“Com certeza, o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza é considerado uma das etapas mais bonitas do circuito. A paisagem deslumbrante da cidade certamente proporcionará uma experiência única durante a competição. Para os atletas, será uma grande oportunidade de testar seus limites e competir com alguns dos melhores atletas do mundo. Estou animado para ver o que esse evento impressionante nos reserva!”, destaca o secretário-executivo na Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Erick Vasconcelos.
Fortaleza tem um longo histórico nas provas do Circuito IRONMAN, tendo recebido sete eventos da competição, ficando atrás apenas de Florianópolis, que já teve 21 edições do Itaú BBA IRONMAN Brasil. A estreia foi em 2014, quando sediou uma prova na distância full (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida) e contou com a participação de atletas profissionais e amadores. O percurso mais longo seguiu em 2015 e 2016, porém, com foco nos amadores. A partir de 2017, a prova passou a ser feita na distância IRONMAN 70.3 (1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida), atraindo ainda mais participantes, o que continua até o presente momento.
Além disso, a etapa conquistou de vez a preferência dos participantes. Em pesquisa feita pela WTC (World Triathlon Corporation), detentora da marca IRONMAN, a prova de 2022 melhorou o grau de satisfação dos competidores, ficando em quarto lugar entre todas as provas realizadas na América Latina. Na categoria “Overall Satisfaction” (Satisfação Geral) atingiu 88,39%, acima da média global de 86,22%. O reconhecimento é recorrente, em 2017 o evento na capital cearense foi Top 10 no critério “Melhor Local” com os competidores destacando que foram atendidos em tudo e não mudariam nada.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza – Latin American Championship é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Track Field, Omint, Fit Food, Xiaomi, Heineken e co-patrocínio Dux, Aquasphere, Boali e Oakberry.