Pelo segundo ano consecutivo, os triatletas brasileiros José Belarmino e Patrícia Franco não deram chance aos adversários no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Florianópolis, prova que abriu neste domingo (16), na Praia dos Ingleses, a série de eventos do Circuito IRONMAN no país em 2023. Apesar do equilíbrio na briga pelos primeiros lugares no geral, os dois confirmaram o favoritismo e o bom momento que atravessam. Belarmino venceu os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,2 km de corrida com o tempo de 4h02min43, seguido por Walter Tlaija (BRA), 4h04min02; e Márcio Machado (BRA), 4h06min32.
Já Patrícia, que completou sua sexta vitória seguido no Circuito IRONMAN 70.3, marcou 4h27min52. A segunda colocação foi de Ana Augusta Lima (BRA), com 4h28min27, enquanto a terceira ficou com Mary Ortega (BRA), 4h30min43. Ao todo, a etapa teve mais de 1880 inscritos de 27 países, mostrando sua relevância nos cenários nacional e internacional.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Florianópolis foi um sucesso no número de participantes e também de público. A Praia do Ingleses atraiu muita gente para a largada e consolidou seu crescimento em apenas quatro anos de existência. Para melhorar, os triatletas deram um show e proporcionaram uma disputada bastante interessante em todas as categorias.
No disputa no geral, Marcus Fernandes começou a todo vapor. O triatleta foi um dos primeiros na natação e no ciclismo, chegando a abrir uma vantagem considerável. Na corrida, entretanto, ele acabou perdendo terreno e viu Walter e Belarmino se aproximarem. Melhor para o atual bicampeão, que conseguiu finalizar bem e tirar a diferença de tempo em relação ao segundo – como cada um pode largar em um horário distinto, é necessário fazer os ajustes dos tempos para a definição da classificação.
José Belarmino destacou a vitória, mas reconheceu a dificuldade. “Feliz pelo dia, pela vitória e por fazer o que gosto. Não foi fácil e no final, quando faltavam três quilômetros, um amigo disse que eu estava com 15 segundos de desvantagem e tive de acelerar bastante para poder vencer. Com não tive certeza, preferi esperar o resultado oficial para comemorar.”, destacou.
Com relação à tática adotada, ele disse que fez o mesmo no ano passado. ‘Saí cinco minutos atrás do Marquinhos, que é um baita atleta, fiz meu ritmo e consegui chegar bem para a arte final da prova. O ano está começando como na temporada passada e espero que se repita‘, finalizou.
O hexa de Patricia
Assim como José Belarmino, Patricia Franco conquistou o bicampeonato no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Florianópolis superando as adversárias na corrida. A paulista se recuperou na última etapa da prova para confirmar seu sexto título em provas de IRONMAN 70.3. Em 2022, Patricia venceu todas as etapas do circuito realizadas no Brasil e já disse que a meta para 2023 é repetir o feito.
“Foi uma prova muito disputada. Fico feliz de ver as meninas evoluindo. Isso é ótimo para o esporte e valoriza ainda mais o meu resultado. Para este ano quero repetir as vitórias de 2022”, disse Patricia.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Florianópolis é organizado pela Unlimited Sports, com Tile Sponsor Itaú BBA, patrocínio de Track Field, Xiaomi, SOS Cardio, Omint e Heineken, com copatrocínio de Dux, Boali, Aquasphere, com apoio do Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis.