Unlimited Sports

Itaú BBA IRONMAN 70.3 Brasília: Elite comemora o retorno a todas as etapas do circuito no país

Neste domingo, dia 13, Brasília recebe a abertura da temporada 2025 do Circuito Itaú BBA IRONMAN 70.3. A partir das 6h30, no Pontão do Lago Sul, cerca de 1.600 atletas, profissionais e amadores, largam para os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Trata-se de um retorno às origens, já que o circuito teve sua primeira edição na Capital Federal em 2006. Mas a prova ainda terá outra grande atração: a volta dos triatletas de Elite. Eles estarão em todas as provas programadas.

Buscando estimular o crescimento e desenvolvimento do triatlo nacional, o Instituto Arjon e o IRONMAN Brasil firmaram uma parceria que irá destinar 850 mil reais por ano, durante os próximos cinco anos, exclusivamente para premiação de atletas profissionais nas 6 provas do circuito, um impacto de cerca de 4,5 milhões de reais.

Neste sábado, alguns dos destaques profissionais participaram de uma coletiva de imprensa e todos destacaram a importância de poder competir nas etapas do circuito no Brasil. Participaram do bate-papo com os jornalistas os campeões Reinaldo Colucci, Fernando Toldi e Pâmella Oliveira, os estreantes Miguel Hidalgo e Djenyfer Arnold, o argentino Luciano Taccone e a norte-americana Rachel Olson.

“Muito feliz de poder voltar a competir aqui no Brasil. E ter essa quantidade de atletas profissionais vai ser muito legal. Acho teremos uma dinâmica bem bacana, porque tem muita gente nova, que vai colocar fogo nessa prova. E é ótimo poder começar aqui, no DF. Agradeço a Arjon e ao IRONMAN Brasil por proporcionarem nosso trabalho aqui dentro de casa”, destacou Pâmella, tricampeã do Itaú BBA IRONMAN Brasil (22, 23 e 24) e do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016.

“Eu acho que Brasília está, realmente, marcando uma nova era, um novo tempo para o triatlo profissional aqui no Brasil. É muito bacana a prova voltar aqui, que por muitos anos foi considerada a capital do triatlo no país. A estrutura da cidade facilita a prática do nosso esporte. Minha família e  a família da minha esposa são daqui de Brasília,  por isso tenho um carinho especial pela cidade”, declarou o bicampeão do Itaú BBA IRONMAN Brasil (22 e 24) e do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro (16 e 18), campeão do IRONMAN 70.3 Peru.

Fernando Toldi ressaltou a força da prova: “A start list está cheia com atletas de alto nível. Vai ser uma disputa bacana e espero estar brigando pelas primeiras colocações. Estou muito contente de abrir a temporada aqui. Esse evento está cheio, está muito bem organizado. Tudo graças à parceria entre o Arjon e o IRONMAN Brasil. Para nós, vai ser fantástico poder competir mais aqui no Brasil. Estou muito contente de estar largando aqui”, afirmou o melhor brasileiro no ranking na atualidade.

Estreantes

Os atletas olímpicos Miguel Hidalgo e Djenyfer Arnold farão suas estreias na distância IRONMAN 70.3 neste domingo. E o entusiasmo de ambos é grande. “É um prazer disputar o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Brasília nessa nova fase do triatlo profissional no Brasil. Só posso agradecer a todos que tornaram isso possível, pois vai abrilhantar ainda mais o esporte no Brasil. Temos muitos atletas de fora já na primeira edição, tornando o desafio ainda mais interessante. Que amanhã seja um bom dia para todos nós, e que a gente entregue o melhor de cada um”, destacou Djenyfer, que defendeu o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024 e foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Hidalgo, detentor do melhor resultado do triatlo nacional na história dos Jogos, com o oitavo lugar em Paris 2024, está confiante. “Agradeço a oportunidade de começar na distância competindo no Brasil. Estou bastante otimista e agora é largar bem e fazer muita força no domingo”, disse o competidor, apontado pelos adversários como sério candidato à vitória logo em sua primeira participação.

Estrangeiros

A experiente Rachel, 3ª colocada no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Fortaleza Latin American Championship 2023 e vice-campeã do IRONMAN 70.3 Campeche 2024, afirmou estar feliz por começar sua temporada em Brasília. “Estou ansiosa para começar a meu calendário aqui, em um lugar tão indo e com adversárias tão fortes. Agradeço à organização por tornar isso possível”, declarou.

Bem conhecido pelo público brasileiro, o argentino Taccone também ressaltou a alegria de estrear por aqui, um país onde ele se sente muito bem. “Só posso estar contente por isso. Teremos uma grande disputa com várias feras do esporte e é uma boa ocasião para comemorar todas as provas que participei no Brasil”, afirmou.

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Brasília é organizado pela Unlimited Sports, com o patrocínio do Itaú BBA, do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF, e de marcas como Track Field, Vivo, La Roche-Posay, Dorflex, Etapp, Omint e Arjon. Também conta com o copatrocínio de Dux, Felt, Blue 70, PACCO, Oakberry, Boali, além do apoio de Tachão Ubatuba, Paçoquita e Sococo.

Publicidade

Últimas notícias

Informações Gerais