Unlimited Sports

Encontro de destaques marcará o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió

Com a participação de alguns dos melhores triatletas amadores do país e destaques de outros 15 países, o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió promete ser muito forte e disputado em sua quarta edição. A prova, terceira etapa brasileira do circuito realizada neste ano, acontecerá no dia 7 de agosto na bela Praia de Pajuçara, cartão-postal da capital alagoana. Ali, estará montada a Área de Transição para o início e término para os 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,2 km de corrida em um percurso plano, rápido e sob uma temperatura bastante elevada. Ou seja, emoção do começo ao fim.

Pelo Brasil, estarão presentes nada menos que os dois últimos campeões, o potiguar Cid Barbosa, campeão em 2018, e o paulista José Belarmino, vencedor em 2019, além do também paulista Rodrigo Lobo, vice-campeão da etapa nas duas edições anteriores. Eles brigarão diretamente pelo pódio, o que possibilita prever a manutenção da hegemonia brasileira na história do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió – o primeiro campeão em Pajuçara, em 2017, foi o brasileiro Francisco Sartre.

Atravessando um excelente momento, José Belarmino estará em Maceió pensando nos mundiais de Kona (IRONMAN) e St. George (70.3), ambos em outubro. O triatleta venceu nesta temporada o Itaú BBA IRONMAN 70.3 Florianópolis, em abril, na Praia do Ingleses, e foi 17º na classificação geral do Itaú BBA IRONMAN Brasil, em maio, em Jurerê Internacional, também na capital catarinense. E ele destaca a importância da participação no dia 7 de agosto como parte de sua preparação para os dois eventos mundiais.

Depois do IRONMAN Brasil, fiquei tranquilo para me recuperar. Agora, venho de uma base boa especialmente para os eventos do segundo semestre, com foco em Kona e St. George. Maceió é perfeito para meu treino, pois tem natação em água quente, bike sem subidas e uma corrida sob um calor forte. Será muito bom para saber como meu corpo reagirá ao desafio em Kona”, explica.

Com relação à etapa, quero melhorar meu ciclismo que não foi como eu queria na última edição. Mas o que realmente importa é entender como vou me comportar no calor. Como sempre, vou para buscar o melhor resultado possível e espero fazer uma boa prova”, completa Belarmino, que integra da equipe da Lobo Assessoria.

Cid, também não tem do que se queixar em 2022. Ele foi vice em Florianópolis e no Rio de Janeiro e chegará para Maceió em boas condições de garantir mais um lugar no pódio. Aos 39 anos, 20 deles dedicados ao triatlo, ele destaca o fato de poder competir mais perto de casa, da família, dos alunos e dos amigos.

Trata-se de uma etapa especial, pois permite estar mais próximo dos alunos, amigos, familiares o que é um incentivo extra na busca por um bom desempenho. Sem contar que as etapas do circuito na região tem contribuído muito para a evolução do esporte em todo o Nordeste. Para tornar ainda mais atrativo, terei como novidade o percurso do ciclismo, que sofreu mudanças em 2019 quando não pude estar na disputa. Vamos ver como me comporto com isso”, ressalta.

Com relação aos adversários diretos, Cid acredita que as disputa acirrada vai se repetir. “Temos feito, eu Belarmino e Lobo, provas bem equilibradas e sempre estivemos entre os primeiros colocados nas provas mais recentes. Isso não deverá ser diferente agora. Acho que todos saem ganhando com isso, pois o nível técnico fica ainda melhor, já que um acaba incentivando o outro a fazer seu melhor”, encerra.

Rodrigo Lobo, por sua vez, destaca a receptividade da população de Alagoas, mas alerta que a etapa requer respeito. “O Nordeste sempre é acolhedor com todos os atletas e isso acaba fazendo com que queiram estar presente. Com relação a Maceió, é um das sedes mais bonitas do circuito e que favorece muito os participantes em vários aspectos. Mas não podemos esquecer que o clima pode ser um grande adversário e, para isso, merece respeito e uma boa estratégia”, alerta.

A etapa será classificatória para o IRONMAN 70.3 World Championship 2023, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto do ano que vem, na cidade de Lahti, na Finlândia. Serão 30 vagas em disputa, distribuídas pelas diversas categorias, o que deverá tornar a briga pelo primeiro lugar ainda mais forte.

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Maceió é uma organização da Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA, patrocínio de Track & Field e Omint, copatrocínio de Heineken 0.0, Probiótica, Pedialyte, Sky, Café Santa Clara/Plant Power com apoio Aquasphere, Trek Bikes, Red Bull, Oakley, YoPro-Danone e Prefeitura de Maceió.

Publicidade

Últimas notícias

Informações Gerais