Unlimited Sports

Alunos do Instituto Fernanda Keller encaram sua primeira prova no Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro

Na história do triatlo nacional, Fernanda Keller é uma referência. Afinal, a competidora de Niterói (RJ) colocou o país no topo do pódio da modalidade, tendo sido a primeira brasileira entre os melhores colocados no IRONMAN World Championship. Fernanda é a única triatleta no mundo a conquistar por seis vezes o 3º lugar geral, de 1994 a 2000, e somar mais 14 participações entre as dez melhores mulheres nos anos seguintes. A triatleta, inclusive, completou a prova impressionantes 27 vezes, incluindo 23 anos consecutivos entre suas cerca de 100 participações em provas do circuito IRONMAN e IRONMAN 70.3. Ou seja, uma inspiração para todos que gostam do triatlo.

Acreditando no esporte como ferramenta de inclusão social, Fernanda fundou o Instituto Fernanda Keller, que tem o objetivo de atender adolescentes de famílias de baixa renda por meio da educação e da atividade física. O projeto ainda atende jovens universitários, entre 18 e 20 anos, que recebem bolsas de estudo integrais da universidade para competições oficiais. Quatro desses alunos irão participar do Itaú BBA IRONMAN 70.3 no Rio de Janeiro, no dia 10 de agosto, estreando na distância. Além deles, outras crianças do projeto estarão presentes na torcida.

“O projeto tem quase 30 anos e, pela primeira vez, está levando estudantes para participar de uma prova do circuito IRONMAN, uma das provas mais sonhadas por triatletas. Nosso objetivo é oferecer educação e oportunidades por meio do esporte e do triatlo, destacando que nada é impossível. Queremos deixar um legado”, afirma Fernanda. “Levei a ideia para Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, que topou na hora”, completa.

Os atletas selecionados foram Daniel e Elias, que estão cursando Educação Física, Guilherme, que estuda engenharia, e Patrick, estudante de Tecnologia da Informação. Na fase de preparação, os jovens têm enfrentado a pressão de representar o Instituto. “Eles têm um certo respeito e medo, já que sou exigente”, revela a técnica. 

O treinamento não é fácil e requer dedicação. Ela observa que muitos não compreendem a seriedade do compromisso até que participem de uma prova. “Acredito que o processo todo será enriquecedor para eles. A história deles promete ser inspiradora e o projeto busca não apenas formar atletas, mas cidadãos conscientes e engajados”, conclui.

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro é organizado pela Unlimited Sports, com o patrocinador principal Itaú BBA e patrocínio de Track Field, Vivo, La Roche-Posay, Dorflex, Fairmont, Etapp, Omint e Arjon; copatrocínio de Dux, Granado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, Felt, Blue 70, Pacco, Oakberry e Boali, além do apoio de Tachão de Ubatuba, Paçoquita, Sococo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Visit Rio.

Publicidade

Últimas notícias

Informações Gerais