Uma das etapas mais aguardadas do calendário, o Itaú BBA IRONMAN Rio de Janeiro completa, neste ano, sua nona edição. Desde 2023, a prova é realizada em um dos cartões-postais mais icônicos do país, com largada na Praia de Copacabana, passando por outros pontos encantadores da Cidade Maravilhosa, que atraem competidores de todo o mundo. A disputa deste ano, marcada para o dia 10 de agosto, terá os profissionais fazendo sua estreia no novo trajeto, já que participaram apenas quando a prova era realizada no Recreio dos Bandeirantes.
Serão 1,9 km de natação na Praia de Copacabana. O ciclismo, com 90 km, passa pela Avenida Atlântica, Via Expressa-Porto Maravilha e Rodoviária Novo Rio. A corrida, com 21,1 km, é realizada em três voltas no Aterro do Flamengo, com chegada na Marina da Glória. Sem dúvida, trata-se de uma experiência única que testa as habilidades dos triatletas em um dos lugares mais emblemáticos do mundo.
Bicampeão da etapa, em 2016 e 2018, o paulista Reinaldo Colucci analisa o traçado, destacando aspectos e desafios que os atletas enfrentarão. Ele ainda compara a natação, o ciclismo e a corrida entre os antigos e os novos trajetos. Na natação, o atleta acredita que a prova em Copacabana será mais rápida, devido à proteção natural oferecida pelo Forte de Copacabana, que deve resultar em menos interferências de corrente. “Acredito que será uma natação mais rápida do que era no Recreio”, afirma.
Quanto ao ciclismo, Reinaldo ressalta duas mudanças significativas. Primeiro, a competição agora ocorrerá no início de agosto, o que deve proporcionar um clima mais ameno em comparação ao calor intenso do final de setembro, quando o evento era realizado anteriormente. Além disso, ele menciona a diferença no perfil do percurso: “Antes, havia uma longa subida no Recreio; agora, as subidas são mais curtas, mas frequentes, o que pode exigir um esforço considerável dos atletas”, explica.
Para ele, a parte da corrida permanece praticamente inalterada, com ambos os percursos sendo planos. No entanto, o crescimento do evento é um ponto positivo, pois se espera uma maior presença de público no Aterro do Flamengo. “Isso, sem dúvida, deve criar um ambiente vibrante e motivador para os competidores”, finaliza.
O Itaú BBA IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro é organizado pela Unlimited Sports, com Title Sponsor Itaú BBA e patrocínio de Track Field, Vivo, La Roche-Posay, Dorflex, Fairmont, Etapp, Omint e Arjon; copatrocínio de Dux, Granado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, Felt, Blue 70, Pacco, Oakberry e Boali, além do apoio de Tachão de Ubatuba, Paçoquita, Sococo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Visit Rio.