Neste domingo, a partir das 6h45, triatletas de 33 países participam do 23º Itaú BBA IRONMAN Brasil. A principal competição de triatlo de longa distância da América Latina confirma, mais uma vez, seu enorme prestígio no cenário internacional e por que é sempre destacada pelos atletas como uma das melhores no circuito mundial. Ao todo, 2000 competidores, entre profissionais e amadores, enfrentarão os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida de um percurso rápido e desafiador.
Os números da prova mostram, por si só, sua força. Do total de países com atletas inscritos, uma das maiores representatividades em sua história de mais de duas décadas de sucesso, destacam-se o Brasil, com 1.504 triatletas, seguido pela Argentina, com 277, Chile, com 72, Estados Unidos, com 27, Uruguai, com 26, e Canadá, com 17.
Falando somente de Brasil, os 26 estados mais o Distrito Federal têm representantes na prova de domingo. A liderança é de São Paulo, principal centro de prática da modalidade, com 554 representantes. Na sequência aparecem o Paraná, com 173, Santa Catarina, com 149, Rio de Janeiro, com 148, e Minas Gerais, com 95.
A presença desses competidores é mais um exemplo do sucesso do turismo esportivo. Afinal, durante a semana, a capital catarinense recebe esses visitantes que, aliados aos empregos temporários e serviços diretos e indiretos motivados pela competição, geram uma movimentação financeira da ordem de 50 milhões de reais, impactando de forma relevante e positiva o setor turístico da cidade.
Para fazer com que tudo transcorra da melhor maneira possível, o Itaú BBA IRONMAN Brasil possui uma estrutura à altura de sua grandeza. Serão cerca de 2.000 pessoas envolvidas no evento, incluindo organização, staff, equipe médica, fisioterapeutas, seguranças, policiais, bombeiros e militares. Todos para garantir a segurança e bem-estar dos participantes, proporcionando uma experiência única.
Ao longo dos percursos, serão disponibilizados 6.200 cones, 3,5 km de grades, 90 motos cobrindo os trechos de ciclismo e corrida. A isso somam-se 15.000 litros de isotônico, 10.000 camisetas produzidas, 32.000 litros de água, 6.000 bananas, 18 mil kg de gelo, entre outros serviços.
O Itaú BBA IRONMAN Brasil é organizado pela Unlimited Sports, com o patrocínio principal do Itaú BBA, e conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis, da Fesporte, além de marcas como Track Field, Vivo, La Roche-Posay, Dorflex, Etapp, SOS Cardio, Omint e Arjon. Também conta com o co-patrocínio de Dux, Felt, Blue 70, PACCO, Oakberry, Boali, e o apoio de Tachão Ubatuba, Paçoquita e Sococo.