COSEGTRI – Conselho de Segurança do Triathlon

COSEGTRI – Conselho de Segurança do Triathlon

O triathlon é um esporte apaixonante e, como tal, tem crescido exponencialmente no cenário mundial. No Brasil, o aumento do número de praticantes nos últimos 5 anos é notório, são vistos cada vez mais praticantes que encaixaram a rotina e a disciplina do triathlon em suas vidas. Esta é uma boa notícia para o esporte, que procura se firmar no país como uma opção para atletas, amadores e profissionais, em busca de uma rotina saudável.
Em meio a esta nova demanda, cresce a necessidade de orientações relacionadas à saúde do atleta e à medidas de segurança durante os eventos esportivos. Os desafios pessoais de cada atleta devem caminhar em paralelo a um planejamento profissional e à sua segurança em diferentes frentes.

Com o objetivo de manter a discussão em evidencia e sempre atualizada, a Unlimited Sports cria o COSEGTRIG – Conselho de Segurança do Triathlon, formado por profissionais da área e com experiência suficiente para uma contribuição sólida nesta área. A ideia é discutir e propor soluções que reforcem posições de segurança, tanto no âmbito da saúde como de segurança em eventos. A conscientização sobre os cuidados com a saúde, aliada a uma constante atualização sobre novas medidas de segurança, é parte da estratégia para um desenvolvimento sustentável e fundamentado do esporte. “A criação do Conselho permitirá uma rica discussão sobre o tema segurança, que é um dos mais importantes para o triathlon. A participação de profissionais experientes contribuirá para novas ideias e reciclagem neste segmento”, diz Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports e idealizador do COSEGTRIG.

Já após a primeira reunião, duas novas medidas foram discutidas e serão implementadas em 2018, após alinhamento entre a Unlimited Sports e a World Triathlon Corporation (WTC), empresa detentora da marca IRONMAN. “Esta é uma questão de tamanha relevância que foi amplamente discutida junto à WTC, que agora avaliará implementar as medidas criadas aqui no Brasil também nas demais provas pelo mundo”, complementa Carlos Galvão.

Medida 1: “Atleta Anjo”. Atletas inscritos nas provas realizadas pela Unlimited Sports (TRIDAY, IRONMAN e IRONMAN 70.3 no Brasil) terão a opção de inscrever atletas mais experientes no segmento da natação, que irão acompanha-los durante este trecho da prova. Nestes casos, o atleta inscrito abre mão do direito à premiação na categoria faixa etária, bem como uma eventual vaga para o Mundial. É inegável que este apoio irá ajudá-lo a ter uma experiência melhor no triathlon, até que tenha confiança suficiente na modalidade. Com esta medida, espera-se que atletas menos experientes se sintam mais seguros durante a natação que, comprovadamente, é a modalidade que mais deixa novos atletas reticentes ao triathlon. Mais detalhes sobre a mecanica de funcionamento do Atleta Anjo já estão disponíveis nos sites do IRONMAN Brasil e TRIDAY Series.

Medida 2: Encorajamento para realização de exames físicos periódicos. De acordo com a pesquisa publicada em setembro pela revista “Annals of Internal Medicine”, de 2006 a 2015 foram registrados 135 eventos médicos graves nos EUA: 120 cardíacos e 15 por traumas no trecho do ciclismo. Destes, 44% tinham doença cardiovascular, sendo a maior parte deles homens (85%) com mais de 40 anos. São dados importantes que comprovam a necessidade de avaliações frequentes entre os atletas que praticam esportes Endurance. Em todas as provas realizadas pela Unlimited Sports, os atletas que apresentarem exames médicos durante a retirada do kit, seguindo o padrão descrito nos respectivos regulamentos, receberão um brinde da prova. Em paralelo, a Unlimited Sports está desenvolvendo um projeto junto à rede de saúde de particular para oferecer benefícios aos atletas inscritos em suas provas, o qual será anunciado em breve.

A Unlimited Sports, comprometida com a segurança em seus eventos, sabe que este é um esforço conjunto, que parte não só da organização, como também da consciência dos atletas. Todas as provas realizadas pela empresa contam com um contingente de segurança além do padrão mundial, com equipes de duas a três vezes maiores que o usual, mas sabe-se que sempre é possível ir além. Esta é uma lição que o próprio triathlon ensina.

O COSEGTRI seguirá com reuniões periódicas e novidades a serem anunciadas ao longo do ano.

INTEGRANTES COSEGTRIG:

Carlos Galvão
CEO da Unlimited Sports, organizador das provas IRONMAN no Brasil desde 2001 e do TRIDAY Series.

Alexandre Crepani Angelotti 
Educador Físico, Pos-graduado em Fisiologia do exercício. Supervisor programa adulto de natação na Reebok Sports Club, Ex-técnico de natação do CAP (Paulistano), Ex-atleta de natação, integrante da seleção Brasileira de 1992 a 2000, Vice-campeão sul-americano e brasileiro de 1.500 livre, Campeão brasileiro de 400 medley, Maratonista aquático/ 13o. Mundial de Roma 1994 prova 25km/ 17o. Mundial de Perth 1998 prova de 5km.

Fabrício Braga
Cardiologista do Esporte. Diretor Médico do Laboratório de Performance Humana, Mestre em cardiologia pela UFRJ. Coordenador da Cardiologia da Casa de Saude São José Rio de Janeiro, Ex-Diretor Médico da da Federação de Triathlon do Rio de Janeiro e triatleta amador.

Marcos Caruso Corrêa
Ex Atleta de Natação, Superior Completo Bacharel em Ed Física, LIFEGUARD NAUI, Instrutor de Salvamento Aquático, Instrutor de Suporte Básico de Vida, Piloto de Salvamento com Moto Aquática, Coordenador da Equipe de Resgate Aquático – E.R.A, Instrutor de Mergulho Livre – NAUI #59306, Instrutor de First Aid NAUI, Instrutor de Lifeguard NAUI, Instrutor Level 4 de Suporte Básico de Vida – Agência Americana Ashi, Membro Sobrasa, Provedor de Oxigênio – NAUI, Provedor de DEA – NAUI.

Mauro Roberto Giorchino
Empresário, Educador Físico, Especialização Fisiologia do Exercício, Assistente Técnico Seleção Brasileira Natação Panamericano 1995, MERGULHADOR RESCUE DIVER (PADI.), MERGULHADOR DIVE MASTER (PADI.), 13 IRONMAN FULL, 32 IRONMAN 70.3,  64 Travessias em Águas Abertas, 11 X Campeão Paulista de Pesca Submarina em Apneia, 3 X Campeão Brasileiro Pesca Submarina em Apneia, Vice Campeão Mundial Pesca Submarina em Apneia Noruega 1998.

Sergio Sá
Administrador de empresas, atleta profissional e criador do Adventure Camp, Zolino é fundamentalmente uma pessoa apaixonada por esportes, pela aventura e pela superação de desafiosJá completou 10 provas IRONMAN, sendo 4 delas o próprio Mundial, mais de 400 competições de triathlon, corridas e corridas de aventura. algumas edições do Expedição Mata Atlântica, Eco-Challenge na Nova Zelândia, Desafio dos Vulcões na Patagônia, entre outras competições.

 

Compartilhe: