O Triathlon no Brasil

O Triathlon no Brasil

Quando trouxemos o IRONMAN para o Brasil, há 17 anos atrás, não imaginávamos que um dia estaríamos levantando o assunto sobre provas colidentes. Chega a ser uma feliz supresa! Nesta linha, acreditamos que o diálogo, quando feito de forma aberta e transparente, sem pré julgamentos e baseado apenas em fatos, é sempre benéfico.

É muito gratificante saber que uma aposta feita há tantos anos tenha criado raízes e se expandido. Durante muitos anos, sustentar uma prova do porte de um IRONMAN foi um investimento. Ao contrário do que se supõe, ainda trabalhamos muito duramente para que 5 provas no Brasil sejam sustentáveis. Mais do que isso, que tenham uma qualidade reconhecida internacionalmente, justamente em um período em que a crise atinge, sem dó, os dois lados: atletas e organização. Felizmente, o espírito de superação do IRONMAN é igualmente presente nos dois lados. Anything is possible! 

A título de esclarecimento, a escolha de datas para eventos de grande porte não envolve apenas uma decisão unilateral. Trata-se de uma decisão baseada em um longo planejamento e diferentes frentes. Como poucos tem, de fato, informações sobre trabalho realizado pela organização, seguem alguns pontos para esclarecimento:

  1. Calendário mundial IRONMAN. Somos parte de um circuito mundial em expansão, com mais de 150 provas pelo mundo, as quais precisam ser, de alguma forma, dispostas de forma homogênea. Obviamente, ainda assim, alguns conflitos são inevitáveis, mas nunca desconsiderados.
  2. Calendário municipal. É de se imaginar que a colaboração de órgãos municipais sejam imprescindíveis e, por este motivo, precisamos também nos ajustar à programação local.
  3. Permanência. É ideal que se tente manter o calendário do ano anterior. Facilita a programação dos atletas, das cidades envolvidas e da própria organização.  O IRONMAN 70.3 Palmas 2016 foi realizado em abril e, como era de se esperar, seria confirmado para o mesmo período, bastando apenas oficializar a parceria com a Prefeitura.
  4. Datas de fácil aceitação. Um evento do porte do IRONMAN é melhor aproveitado quando se encaixa em feriados, permitindo que os atletas tenham maior disponibilidade no trabalho e com suas famílias.
  5. Calendário geral. Com o lançamento do TRIDAY Series, a Unlimited Sports terá um calendário previsto de 15 provas em 2017. A quantidade de provas, e os pontos citados acima, diminuem a flexibilidade de datas.

Há quase duas décadas enxergamos o potencial do Triathlon no Brasil. Acreditamos que ainda há mais a ser explorado, e estamos fazendo o nosso melhor em prol deste crescimento. O lançamento do TRIDAY Series, ainda em um contexto econômico instável, pode exemplificar pertinentemente.

Ficamos felizes em saber que esta onda esteja agora sendo também vista por outras empresas. Quem ganha são os atletas, que passam a ter o privilégio, e o direito, de escolha. A nós, cabe o respeito por todos que possuem o mesmo zelo pelo Triathlon que cultivamos há 17 anos. Em especial, aos muitos que nos conhecem de forma mais pessoal e ratificam o nosso comprometimento com o esporte, principalmente, o Triathlon.

EQUIPE UNLIMITED SPORTS. Juntos e em frente.

etapas 2016

Compartilhe: